Destaques EEFE

RBEFE volta a ser publicada

Com o lançamento do segundo volume deste ano, a RBEFE volta a ser publicada trimestralmente no portal Revistas USP. Após hiato entre seus números devido a questões técnicas, a Revista inicia uma nova fase primando pela divulgação científica, com a publicação não apenas de artigos, mas também ensaios escritos por autores convidados ou especialistas de notória visibilidade acadêmica.

Os riscos do sedentarismo para idosos no isolamento

A complexa busca por tratamentos eficazes não é o único desafio imposto pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Enquanto não se encontra uma terapêutica próxima do ideal, a Organização Mundial de Saúde aconselha pelo isolamento social para conter a infecção. A medida é de suma importância principalmente para os grupos de risco, dentre eles a população acima dos 65 anos. Porém, as restrições para sair de casa acabam agravando um outro fator de risco para muitas doenças na terceira idade: o sedentarismo. 

Inscrições abertas - Programa de Educação Tutorial (PET)

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país,orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Na EEFE, o Prof. Dr. Luciano Basso é o tutor do programa. Os principais objetivos do PET são:

    Aluno EEFE recebe menção honrosa em evento da ONU

    O aluno de graduação Thomaz Rodrigues Gomes Vilas Boas recebeu menção honrosa ao participar da versão virtual da conferência Change the World Model United Nations (CWMUN), que reúne estudantes de vários países para pensar soluções de problemas globais, além de trabalhar habilidades como discurso público, escrita acadêmica, diplomacia, entre outros. O discente foi selecionado para o evento por meio da Associazione Diplomatici (agência não governamental da ONU). 

    Inscrições abertas - Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)

    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores/as nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os/as licenciandos/as no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdi

    Ação Social na Comunidade do Jaguaré

    Desde abril, a Profa. Dra. Andrea Freudenheim tem organizado ação social na comunidade do Jaguaré, por intermédio da Associação Beneficente Aquarela, a fim de auxiliar moradores durante o período de isolamento social ocasionado pela crise do coronavírus. A ação consiste na arrecadação de materiais para doação. Até o presente, foram doados 260 livros infantojuvenis, material para desenho, e 100 kits de higiene.

    EEFE mantém alunos dos cursos comunitários ativos na quarentena

    Desde o final de março, a Universidade de São Paulo suspendeu por tempo indeterminado as atividades presenciais em todos os seus campi. Dentre as atividades interrompidas com a medida de isolamento encontram-se os cursos comunitários da EEFE, que atendem centenas de alunos das mais variadas características físicas e faixas etárias. Mas isso não quer dizer que essas pessoas estão sedentárias durante a quarentena. Professores, educadores, estagiários e funcionários se mobilizaram para levar informação e motivação a essa população para que ninguém ficasse inativo dentro de casa.

    A EEFE em tempos de Covid-19

    A pandemia da Covid-19, que está causando tantos transtornos a sociedade, também tem mostrado a nossa capacidade de adaptação.

    Nesta última terça (12), os docentes da EEFE, respeitando o isolamento social, participaram de uma reunião remota de forma inédita.

    Páginas