Educação Física para Idosos (CEFI): Condicionamento Físico (Online)

Status:
em breve
Programa:
Este curso tem como objetivos fazer com que os idosos: 1) melhorem e mantenham em nível ótimo as capacidades físicas força, flexibilidade e aeróbica; 2) melhorem e mantenham em nível ótimo as capacidades motoras equilíbrio, tempo de reação e movimento, e coordenação motora; 3) melhorem o padrão de habilidades motoras de locomoção, como o andar e melhorem e dominem habilidades manipulativas; 4) motivem-se para a prática de atividade física permanente; 5) transfiram para o cotidiano, conhecimentos e hábitos adquiridos no curso. Conteúdo do programa: Força, flexibilidade, capacidade aeróbica, agilidade, tempos de reação e movimento, equilíbrio, habilidades motoras de locomoção e manipulação, relaxamento e exercícios respiratórios. Considera-se que os efeitos de um programa de educação física possam minimizar os efeitos deletérios do isolamento social. Turmas da Manhã: O curso será desenvolvido em aulas online, na modalidade síncrona, pela plataforma Google Meet. As aulas terão a duração de 75 minutos e terão 04 partes distintas que estimularão os sistemas: 1) nervoso (atividades de equilíbrio, tempo de reação, coordenação, dupla tarefa, habilidades manipulativas; 2)cardiovascular (atividade aeróbias); 3) muscular (exercícios de força); 4) articular (exercícios de alongamento e respiratórios). Turmas da Noite: Será utilizada a plataforma Google Classroom e a duração das aulas será de 50 minutos. O formato da aula será com um aquecimento inicial e um alongamento/relaxamento no final para a volta a calma. A parte principal terá como foco os exercícios de força para os principais grupos musculares, mas também conterá exercícios para o desenvolvimento aeróbico, coordenação e equilíbrio. Os alunos serão estimulados a formarem grupos e praticarem a aula outros dias da semana (por vídeo conferência), estimulando a autonomia e aumentando o potencial de desenvolvimentos das capacidades físicas.
Público-alvo:
À partir de 60 anos
Valores:
Em breve será divulgado o valor para o 1º semestre de 2021.
Informações complementares:

Turmas da Noite: Será utilizada  a plataforma Google Classroom e a duração das aulas será de 50 minutos. O formato da aula será com um aquecimento inicial e um alongamento/relaxamento no final para a volta a calma. A parte principal terá como foco os exercícios de força para os principais grupos musculares, mas também conterá exercícios para o desenvolvimento aeróbico, coordenação e equilíbrio. Os alunos serão estimulados a formarem grupos e praticarem a aula outros dias da semana (por vídeo conferência), estimulando a autonomia e aumentando o potencial de desenvolvimentos das capacidades físicas.
Período:
R$ 125,00 à vista ou 2 x de R$ 66,00
Horários:

Turmas da manhã:
3ª e 5ª das 08h00 às 09h15
3ª e 5ª das 09h30 às 10h45

Turmas da noite:
3ª e 5ª das 18h00 às 18h50
3ª e 5ª das 19h00 às 19h50

ATENÇÃO!

As inscrições serão realizadas online no período de 07 a 15/01/2021, das 09h00 às 16h00através do site: http://cursoscomunitarios.eefe.usp.br/

Informações necessárias para efetuar a inscrição:

- nome completo;
- data de nascimento;
- RG;
- CPF;
- E-mail;
- Telefones de contato

Com o mesmo CPF o interessado não conseguirá se inscrever em 02 turmas do mesmo Curso, apenas Cursos diferentes.

Caso seja contemplado(a) com a vaga, segue abaixo a relação dos documentos que deverão ser providenciados para efetuar a matrícula:

- Cópia do Teste Ergométrico recente ou que tenha sido realizado dentro dos últimos 06 meses, para alunos com idade superior a 35 anos;
- Após a realização do teste ergométrico, o aluno(a) deverá apresentá-lo ao médico para avaliação, e solicitar a emissão de atestado médico para realização de atividade física;
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Termo de responsabilidade para prática de atividade física (anexo).