Estudos Biodinâmicos da
Educação Física e Esporte
Estudo da Educação Física e Esporte a partir das perspectivas biofísica, bioquímica e biológica.
Coordenador: Hamilton Roschel
Linhas de Pesquisa da área Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte:
- Linha: Biomecânica do movimento humano
Descrição e análise de parâmetros da biomecânica externa e interna na locomoção humana, em diferentes idades, níveis de condição física, e estados de saúde. Fatores biomecânicos que condicionam e determinam a sobrecarga mecânica no movimento humano. Interpretação do movimento esportivo, diagnóstico técnico do rendimento e demais funções determinantes da eficiência de movimento. Identificação e análise de parâmetros da biomecânica interna e externa que afetam o desempenho e a sobrecarga no treinamento de força. Estudo da dependência tecnológica do sistema pé-calçado-solo. Desenvolvimento e aplicação de ferramentas biomecânicas dedicadas à complexa análise do movimento humano.
- Linha: Efeitos agudo e crônico do exercício no sistema cardiovascular
Tem por objetivo estudar os efeitos agudo e crônico do exercício físico de diferentes tipos na função e regulação cardiovascular em modelos experimentais e em humanos saudáveis e portadores de diferentes doenças.
- Linha: Nutrição, atividade física e genética no esporte e na saúde
Estudos in vitro, experimentais e clínicos que visam ampliar o entendimento abrangente, mecanístico e integrativo dos papeis da nutrição, atividade física e genética sobre a saúde, a qualidade de vida e o desempenho físico esportivo em diversos estágios maturacionais.
- Linha: Desempenho esportivo
Descrição: Estudo dos fatores que influenciam o rendimento esportivo e seus inter-relacionamentos na aquisição, manutenção e perda da forma esportiva.
Estudos Socioculturais e Comportamentais
da Educação Física e Esporte
Estudo da Educação Fisica e Esporte a partir das perspectivas comportamental e sociocultural.
Coordenadores: Umberto Cesar Corrêa.
Linhas de Pesquisa da área Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte:
- Linha: Organização da resposta motora e aquisição de habilidades motoras
Descrição: Estudar a aquisição de habilidades motoras ao longo do ciclo de vida, os fatores que influenciam tal processo e os mecanismos e processos subjacentes à preparação e execução de respostas motoras.
- Linha: Análise e diagnóstico do desenvolvimento motor
Descrição: Investigação da aquisição de padrões fundamentais de movimento e suas combinações em crianças normais e deficientes, e os fatores ambientais e da tarefa que afetam esse processo; desenvolvimento instrumento para diagnóstico do estado de desenvolvimento de indivíduos e grupos ao longo da vida.
- Linha: Estudos socioculturais do movimento humano
Descrição: Investigar o fenômeno atividade motora, construção cultural de seu significado e transformação de sua prática ao longo de diferentes épocas e manifestações
- Linha: Aspectos Psicossociais do esporte
Descrição: Estudo da personalidade, motivação, inteligência, estados emocionais e de variáveis sociológicas e como estes fatores afetam ou são afetados pela atividade esportiva.
- Linha: Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física
Descrição: Estudo dos fundamentos da gestão, da comunicação e do marketing esportivo visando desenvolver conhecimentos acerca dos processos nos segmentos de prática, de produção e de promoção, bem como em relação ao gestor esportivo, no âmbito da Educação Física e do Esporte. Pressupõe a aplicação de método científico, englobando coleta, análise e interpretação dos dados objetivamente ou subjetivamente, sobre alguma característica de (indivíduo(s), grupo(s), organização(s), ideia(s), demográficas(s), pensamento(s), modelo(s), teoria(s), etc.), a fim de obter novos conhecimentos, ou adicionar a base dos conhecimentos existentes do campo da gestão de organizações, projetos e programas.
- Linha: Desenvolvimento de programas de educação física
Descrição: Estudo de fundamentos e conceitos relacionados à preparação profissional e à elaboração, implementação e avaliação de programas de educação física para indivíduos e grupos de diferentes idades e contextos, com vistas ao desenvolvimento de saúde, educação e lazer.